Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dia do Autor Português 2020

|

O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio.

Neste dia todos os autores portugueses, nas diferentes áreas artísticas, estão de parabéns. Na sociedade atual, caracterizada pelo materialismo, o autor, um produtor de ideias, não costuma receber o crédito que merece.

Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982.

Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O Dia do Autor Português não contará, neste ano de 2020, com público, mas haverá lançamentos de livros para assinalar a data (“O Lugar dos Novos”, que inclui entrevistas com 26 novos cooperadores da SPA feitas pela realizadora radiofónica Ana Aranha; e “Um Mundo Aflito: Memória de Um Tempo de Ausência”, com texto de José Jorge Letria, fotos de Inácio Ludgero e prefácio de Pedro Abrunhosa).

Para além disso, o autor Pedro Seromenho dinamizará, nesta sexta-feira, dia 22, na sua página de Facebook, três sessões online de Hora do conto:

  • Às 9h00m (de Portugal Continental) – Europa, Macau e Timor-Leste
  • Às 11h30m – PALOP 
  • Às19h00m – Américas (EUA, Brasil e Canadá)

O Dia do Autor Português, instituído há 38 anos, reconhece a importância do autor das mais variadas áreas artísticas. Homenageia quem ajuda a sonhar, quem transmite emoções, quem enriquece a nossa cultura e aumenta os nossos conhecimentos.

É, pois, deveras importante que a criança, desde o jardim de infância, esteja em contacto com histórias e autores portugueses, pois partilham a mesma língua, a mesma cultura. E temos excelentes autores e livros maravilhosos.

São os autores portugueses que podem interagir com eles em encontros, demonstrando-lhes que a pessoa que escreveu determinada história é alguém com quem podem falar, e até tocar, e esse é um fator crucial para a criança começar a ter uma relação especial com os livros e mais tarde vir a descobrir o prazer da leitura.

.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Autores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email