Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ações de voluntariado

|

Porque há muitas pessoas de risco a precisar de ajuda e muitas outras com espírito de iniciativa que desejam ser úteis à sociedade, reunimos algumas iniciativas que estão, neste momento, a aceitar voluntários para minimizar o impacto que o COVID-19 está a ter nas vidas dos mais fragilizados.

Banco Local de Voluntariado de Almada | http://almada.voluntariado.org.pt

A Câmara Municipal de Almada implementou o Banco Local de Voluntariado de Almada (BLVA) para melhorar as respostas sociais face à atual pandemia da Covid-19.

Cova do Mar | https://www.covadomar.pt

Associação sedeada na Cova do Vapor – Trafaria

Portugal Voluntário | www.portugalvoluntario.pt

A plataforma Portugal Voluntário procura pessoas para integrar ações no âmbito do combate à propagação do COVID-19. É feita a coordenação segundo vários critérios. Todos são bem-vindos. Ofereça-se como voluntário através do e-mail [email protected].

Comvidas | https://www.portugalcomvidas.com/

Um projeto que faz a ponte entre as instituições de apoio a pessoa idosa e os/as voluntários/as, unindo quem precisa de ajuda a quem quer e pode ajudar, dando resposta ao número visivelmente crescente de instituições de apoio a precisar da ajuda de voluntariado.
 

Forças Armadas | www.emgfa.pt/Paginas/COVID-19-Voluntarios

As Forças Armadas aceitam voluntários para reforçar o SNS na luta contra a pandemia. Aceitam-se inscrições de voluntários “da família militar”, como militares na reserva e na reforma e respetivos familiares, e também civis e ex-militares que se identifiquem com a instituição. Os médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, técnicos auxiliares de ação médica e outros profissionais de saúde que queiram juntar a esta iniciativa devem fazê-lo através do e-mail [email protected], enviando os dados pessoais (nome, data de nascimento, morada, contacto telefónico, formação, experiência profissional e ligação às Forças Armadas). O voluntariado será feito na base naval de Lisboa, nas bases aéreas de Monte Real, Montijo e Sintra, na Academia da Força Aérea (Sintra), no campo de tiro de Alcochete e no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota (Alenquer).

Tech4Covid19 | www.tech4covid19.org

Numa colaboração com o Governo português, o movimento Tech4COVID19 pretende usar a tecnologia para combater o surto de COVID-19. A comunidade conta com profissionais de várias áreas, como a cibersegurança, a saúde, a manutenção, os recursos humanos, a consultoria, o design, o marketing, o comércio eletrónico ou os dispositivos médicos.

SOSVizinho | www.sosvizinho.pt
Este grupo de especialistas de Norte a Sul do país sinaliza os grupos ou doentes de risco de cada região e cria uma rede de distribuição, entregando bem essenciais, para que se mantenham em isolamento. No site da iniciativa pode pedir ajuda ou oferecer-se como voluntário.

Vizinho Amigo | www.instagram.com/vizinho_amigo
Trazer as compras a casa, ir à farmácia ou passear o animal de estimação: são atos simples, mas que um grupo de jovens voluntários toma em mãos para proteger os idosos, mais vulneráveis. Para ser voluntário, basta preencher o formulário online.

Quero Ajudar | https://app.queroajudar.or
Outra forma de ajudar: a aplicação Quero Ajudar pretende criar uma rede de voluntários em todo o país. A premissa é simples: quem precisa de ajuda pede-a através da aplicação, esse pedido é depois transmitido à rede de voluntários, e é feita a ligação entre quem precisa de ajuda e o voluntário. Tomar conta de crianças, de animais de estimação, fazer companhia, ir à farmácia ou ao supermercado são alguns exemplos de pedidos que podem ser respondidos.

Cuida de Todos | https://www.cuidadetodos.com

A iniciativa #cuidadetodos visa a mobilização nacional para trabalho de voluntariado em instituições de apoio a pessoas idosas, de forma a suprir necessidades decorrentes da pandemia do COVID-19.

Rede de Emergência Alimentar | https://www.bancoalimentar.pt/quem-somos/pagina-noticias/noticias-federacao/rede-de-emergencia-alimentar-ajudar-nao-pode-parar/

O Banco Alimentar criou a Rede de Emergência Alimentar que permite a inscrição das necessidades (pelas próprias pessoas, familiares, amigos/as ou quaisquer outros/as) numa plataforma informática e o encaminhamento para um ponto de entrega de alimentos próximo da sua residência.

Para ajudar, contacte: [email protected]

Todosjuntos.pt | https://www.todosjuntos.pt

O projecto todosjuntos.pt é liderado pela wespeak.tech e é uma iniciativa solidária e sem fins lucrativos. Esta plataforma oferece ajuda a particulares (executar tarefas e entregas para quem não pode sair de casa) e a empresas (entrega de equipamentos e sugestões de parcerias).

Além do apoio, também convida ao registo a quem quer contribuir para esta missão, seja particular ou empresa.

aMi | https://ami.org.pt/missao/os-amigos-sao-para-as-ocasioes-deixe-se-estar-em-casa/

O projeto da AMI tem por objetivo dar apoio ao grupo mais frágil da sociedade: os grupos de alto risco para a Covid19 que vivem em situação de precariedade e dificuldade financeira.

.

Fonte: Fly News

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Informações sobre as Festas de Almada 2020.
3º Jogo Semanal de Cultura Geral (Tema desta semana: EUROPA).